InfoCogen: Terminologia > Glossário
InfoCogen: Terminologia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Garantia física
Definida pelo Ministério de Minas e Energia, corresponde às quantidades máximas de energia e potência de um empreendimento de geração que poderão ser utilizadas para comprovação de atendimento de carga ou comercialização por meio de contratos.
 
Gás Ácido
Gás natural contendo compostos de enxofre que precisam ser removidos para sua utilização.
 
Gás associado
Gás natural encontrado dissolvido no petróleo, ou na forma de uma capa de gás acima do reservatório de óleo. Também conhecido como gás em solução e gás aprisionado. Normalmente está presente em um reservatório de petróleo nas fases iniciais de produção. Nesse caso, a produção de gás é determinada diretamente pela produção de petróleo.
 
Gás de alto forno
Gás que sai da abertura superior dos altos-fornos na fundição. Gás de metal.
 
Gás de Carvão
Gás manufaturado, feito pela destilação destrutiva (carbonização) de carvão betuminoso em retortas de gás ou fornos de coque. Seus principais componentes são metano (20% a 30%) e hidrogênio (cerca de 50%). Foi o primeiro gás produzido industrialmente e distribuído em larga escala.
 
Gás de cidade
Gás levado por tubulação aos consumidores, a partir de uma usina. Pode se constituir de gás manufaturado e gás natural usado para enriquecimento.
 
Gás de Coqueria
Mistura gasosa obtida na pirólise do coque, e que, depois de purificada, é utilizada como gás combustível industrial.
 
Gás de Processo
Designação genérica de gases que servem de matéria-prima industrial nos processos de química pesada, e entre os quais se incluem o hidrogênio, o monóxido de carbono, o dióxido de enxofre, o gás de síntese, o acetileno, o óxido nitroso e o amoníaco.
 
Gás de referência
Gás padrão, típico de um grupo de gás distribuído normalmente, e pelo qual os equipamentos são projetados e ajustados.
 
Gás de Refinaria
Gás resultante das operações de refino do petróleo; consiste principalmente de hidrogênio, metano, etileno, propileno e os butilenos. Pode também conter outros gases tais como nitrogênio e dióxido de carbono. Sua composição pode ser altamente variável e o poder calorífico pode variar de 40 MJ/Nm³ a 80 MJ/Nm³.
 
1 2 3 4 5 6

BUSCA PALAVRA:
Palavra-chave
RSS COGEN RSS COGEN
COGEN - ASSOCIAÇÃO DA INDÚSTRIA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA
Rua Ferreira de Araújo, 202 - cj.112 - Pinheiros - CEP 05428-000 - São Paulo (SP)
Fone (11) 3815 4887 - www.cogen.com.br
Weg
Tractebel
CPFL Serviços