InfoCogen: Terminologia > Glossário
InfoCogen: Terminologia
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Rede de distribuição (gás)
Tubulação de distribuição, estações de controle de pressão, válvulas, equipamentos operados por uma companhia de gás, para levar gás desde os pontos de suprimento ou de fabricação até os medidores dos consumidores.
 
Rede de operação
União da rede básica com a rede complementar e as Usinas Integradas, em que o ONS exerce a coordenação, a supervisão e o controle da operação dos Sistemas interligados Brasileiros, atuando diretamente através de um dos Centros de Operação, ou via Centro da empresa proprietária das instalações.
 
Rede de operação regional / local
Parte da rede de operação, constituída dos sistemas troncos de transmissão aos centros de carga e das interligações com Concessionárias e consumidores ligados diretamente à rede básica, cujos fenômenos são predominantemente de repercussão regional/local.
 
Rede de operação sistêmica
Parte da rede de operação, constituída das usinas integradas e parte do sistema de transmissão utilizada para a integração eletro-energética, cujos fenômenos são predominantemente de repercussão sistêmica.
 
Rede de transmissão
Rede ou sistema utilizado para transmissão de energia elétrica entre regiões ou entre países, para alimentação de redes subsidiárias.
 
Rede Elétrica
Conjunto de linhas e outros equipamentos ou instalações elétricas, ligados entre si, permitindo o movimento de energia elétrica.
 
Rede Primária
Rede de tensão um pouco elevada (em torno de 10 mil a 15 mil volts) e a sua trajetória é pelo ponto mais alto dos postes.
 
Rede Secundária
Rede de tensão de fornecimento, em 110 e 220 volts. Existem variações podendo-se encontrar tensão de 440 volts ou mais, dependendo das necessidades.
 
Reduções Certificadas de Emissões – RCEs
Representam as reduções de emissões de gases de efeito estufa decorrentes de atividades de projetos elegíveis para o MDL e que tenham passado por todo o Ciclo de Projeto do MDL (validação/registro, monitoramento e verificação/certificação), que culmina justamente com a emissão ex post das RCEs. As RCEs são expressas em toneladas métricas de dióxido de carbono equivalente, calculadas de acordo com o Potencial de Aquecimento Global. Uma unidade de RCE é igual a uma tonelada métrica de dióxido de carbono equivalente. As RCEs podem ser utilizadas por Partes Anexo I como forma de cumprimento parcial de suas metas de redução de emissão de gases de efeito estufa.
 
Reflorestamento/Florestamento(Reforestation/Aforestation)–
Reflorestamento é a conversão, induzida pelo homem, de terra não-florestada em terra florestada por meio de plantio, semeadura e/ou a promoção induzida pelo homem de fontes naturais de sementes, em área que foi florestada, mas convertida em terra não-florestada. Para o primeiro período de compromisso, as atividades de reflorestamento estão limitadas ao reflorestamento que ocorra nas terras que não continham floresta em 31 de dezembro de 1989. Florestamento é a conversão induzida, diretamente pelo homem, de terra que não foi florestada por um período de, pelo menos, 50 anos, em terra florestada por meio de plantio, semeadura e/ou a promoção induzida pelo homem de fontes naturais de sementes. No âmbito do MDL, as definições e as modalidades de reflorestamento e de florestamento para o primeiro período de compromisso deverão ser desenvolvidas de modo a considerar as questões de não-permanência, adicionalidade, fuga, incertezas e impactos sócio-econômicos e ambientais, inclusive, neste caso, os impactos sobre a biodiversidade e os ecossistemas naturais. Decisões sobre essas definições e modalidades deverão ser tomadas na Nona Sessão da Conferência das Partes – COP-9, a ser realizada no final do ano de 2003.
 
1 2 3 4 5

BUSCA PALAVRA:
Palavra-chave
RSS COGEN RSS COGEN
COGEN - ASSOCIAÇÃO DA INDÚSTRIA DE COGERAÇÃO DE ENERGIA
Rua Ferreira de Araújo, 202 - cj.112 - Pinheiros - CEP 05428-000 - São Paulo (SP)
Fone (11) 3815 4887 - www.cogen.com.br
Weg
Tractebel
CPFL Serviços